Santa Luzia

Santa Luzia tem 35 km2, para uma largura máxima de 5k e um comprimento de 13 km, situando-se no barlavento do arquipélago, entre São Nicolau e São Vicente. A sua altura máxima é de 395 metros, no Monte Grande.
A ilha, desabitada, pertence ao concelho de São Vicente, sediado na ilha vizinha.
O clima de Santa Luzia é bastante seco, daí a reduzida vegetação que existe no território.
Enquanto a parte Norte da ilha tem montes com escarpas, na região sul predominam as praias de areia branca com dunas.
Trata-se da única ilha cabo-verdiana desabitada, nomeadamente devido à escassez de água. Apesar disso, Santa Luzia chegou a ser usada para a criação de gado e para a agricultura, nomeadamente no século XVIII.
No início do século XIX, houve extracção na ilha de grandes quantidades de urzela, um líquen. Para esse efeito a ilha chegou a ser frequentemente alugada aos comerciantes de urzela, chegaram a viver cerca de vinte pessoas na ilha.
No século XX, até à década de 60, um casal viveu na ilha, mas desde então tornou-se completamente desabitada.
Em 1990, o governo de Cabo Verde declarou que Santa Luzia, assim como os ilhéus adjacentes, património público, por se tratar de uma importante reserva natural.

Explore a ilha

As Nossas Sugestões

Caminhadas

Descoberta da ilha de Santo Antão.

Excursão para descobrir os principais atractivos da ilha, através da famosa estrada da Corda. Paassamos por Água das Caldeiras, Ribeira Grande, Ponta de Sol e, claro, Paúl. Um fabuloso contraste entre a aridez do lado sul da ...

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this