São Nicolau

ilha de São Nicolau (em crioulo cabo-verdianoSon NiklauSaniklau é uma das ilhas do Barlavento de Cabo Verde. É uma ilha montanhosa com uma economia fundamentalmente agrícola, mas está sujeita a secas. Povoada pela primeira vez no século XVI, é conhecida pelas suas montanhas e pela principal vila, Ribeira Brava, há muito a sede da diocese de Cabo Verde. A sua outra vila é o porto do Tarrafal.

Para além do português, língua oficial, o crioulo cabo-verdiano é usado no dia-a-dia pela maioria da população de São Nicolau. Existe uma variante local do crioulo cabo-verdiano, na qual o nome da ilha se pronuncia Saninclau.

A ilha de São Nicolau situa-se a leste de Santa Luzia, por sua vez muito próxima de S. Vicente, e transporta o viajante ao encontro de heranças culturais do arquipélago, de paisagens singulares e de uma flora pontilhada de dragoeiros centenares. São Nicolau é também a ilha da nostalgia evocada por Cesária Évora, que nos canta a odisseia dos seus naturais emigrados por esse “caminho longe” para São Tomé.

A paisagem de São Nicolau é montanhosa e muito variada. O principal centro urbano é a Ribeira Brava ou Stancha, que deve o baptismo às torrentes impetuosas da ribeira na época das chuvas.

Nas ruas estreitas, becos e praças da vila mantém-se a inconfundível arquitetura colonial, um sinal de identidade na caminhada da História. A Igreja Matriz e a antiga Sé são edifícios que não devem passar despercebidos ao visitante, o mesmo acontecendo com o Seminário-Liceu de S. José. Por esta instituição, que foi a primeira escola secundária importante de Cabo Verde e da Região Ocidental de África, passaram grandes vultos da brilhante cultura cabo-verdiana, na segunda metade do séc. XIX.

Leia mais

 

As Nossas Sugestões

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this