Santo Antão

Santo Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, e segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano, pelo que o seu extremo oeste é considerado o ponto mais ocidental de África. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente.

Desabitada aquando da descoberta em 1462 por Portugal, começou a ser colonizada, com pouco sucesso, em 1548. Uma cadeia de montanhas, tida durante muito tempo como intransponível, separa a ilha entre norte e sul.

Os principais aglomerados populacionais são a vila da Ribeira GrandePorto Novo – porta de entrada de gentes e mercadorias vindas de São Vicente – e a Ponta do Sol – onde se localiza o aeródromo da ilha, actualmente desativado.

O ponto mais elevado da ilha é o Topo da Coroavulcão inativo com 1979 m, que se destaca de uma zona planáltica no noroeste da ilha. Segue-se o Gudo de Cavaleiro, com 1811 m, no centro da ilha, e o Pico da Cruz, com 1584 m, a nordeste.

A parte da ilha voltada a sudeste é quase completamente árida, enquanto que a zona nordeste goza de chuvas relativamente regulares e é verde. Não é de estranhar, pois, que a maioria da população se concentre nesta parte de Santo Antão.

Muitos vulcões são relativamente jovens e têm caldeiras. As montanhas são compostas de basalto e erguem-se a centenas de metros de altura.

Os vales resultam de uma forte erosão.

Leia mais

As Nossas Sugestões

Caminhadas

Descoberta da ilha de Santo Antão.

Excursão para descobrir os principais atractivos da ilha, através da famosa estrada da Corda. Paassamos por Água das Caldeiras, Ribeira Grande, Ponta de Sol e, claro, Paúl. Um fabuloso contraste entre a aridez do lado sul da ...

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this