Maio

Maio faz parte do grupo de Sotavento, ficando  a sul da ilha da Boavista e a este de Santiago, que está a uma distância de 25 quilómetros, chama-se Maio por ter sido descoberta a 1 de maio de 1460.

Segundo o padre Agostinho Vieira, os portugueses terão desembarcado numa praia a norte da ilha, que passou a ser denominada de Praia Gonçalo, presumivelmente por ter sido o cavaleiro da casa do infante D. Henrique, Gonçalo Ferreira, o primeiro a colocar pés em terra firme. Corria o primeiro de mês de Maio.

Trata-se de uma ilha de origem vulcânica, mas, mesmo assim, de características planas e a sua maior elevação é o Monte Penoso com 436 metros de altura, tendo sido povoada no final do século XVI, depois do território ter sido utilizado para a criação de gado, especialmente caprino. O povoamento da ilha surgiu em consequência da exploração do sal, que era exportado, por exemplo, para o Brasil, actividade que se manteve até ao século XIX. Paralelamente manteve-se a agricultura e ao pastoreio.

Entretanto, para ajudar ao desenvolvimento económica foram criadas diversas cooperativas destinadas a fazer progredir a cerâmica artesanal.

A maior localidade da ilha de maio é Vila do maio, também conhecida por Porto Inglês (por lá aportarem no passado inúmeros barcos ingleses), que tem cerca de 1500 habitantes. Vila do maio é a sede da ilha (que só tem uma freguesia – Nossa Senhora da Luz) e conheceu tempos de prosperidade quando os ingleses exportavam o sal da ilha para a Europa a partir daquele porto. Junto à vila existe o Forte de São José, construído no século XVIII para defender a ilha dos ataques de piratas.

leia mais

As Nossas Sugestões

Caminhadas

Descoberta da ilha de Santo Antão.

Excursão para descobrir os principais atractivos da ilha, através da famosa estrada da Corda. Paassamos por Água das Caldeiras, Ribeira Grande, Ponta de Sol e, claro, Paúl. Um fabuloso contraste entre a aridez do lado sul da ...

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this