Fogo

Fogo (ou Djarfogo que significa Ilha do Fogo) é uma das 10 ilhas que constituem o arquipélago de Cabo Verde, foi uma das primeiras Ilhas a ser povoada.

São Filipe é a terceira cidade mais antiga do arquipélago. A ilha é vulcânica e é a mais saliente do grupo, devido à altitude do vulcão Pico do Fogo.

Ilha do Fogo tem 476 km2, 31 km de comprimento por 29 km de largura, albergando cerca de 40 000 habitantes. A sede do Fogo é São Filipe, cidade com cerca de 6000 habitantes, é a terceira cidade mais antiga do arquipélago.

A ilha é vulcânica e é a mais saliente do grupo, devido à altitude do vulcão Pico do Fogo.

A ilha do Fogo está dividida em três municípios: Mosteiros (que inclui a freguesia de Nossa Senhora da Ajuda), Santa Catarina do Fogo (Santa Catarina) e São Filipe (São Lourenço e Nossa Senhora da Conceição).

A ilha foi descoberta em maio de 1460, juntamente com as ilhas de maio e Santiago, e foi a segunda do arquipélago de Cabo Verde a ser povoada, logo a seguir a Santiago, de quem está próxima, a cerca de 50 km. Inicialmente, a ilha do Fogo chamava-se São Filipe, tendo mudado de nome, provavelmente, por causa do vulcão que alberga.

Pouco anos depois de ter sido descoberta, a actual ilha do Fogo ganhou grande importância na economia de Cabo Verde. O algodão plantado na ilha passou a ser a moeda de compra de escravos na costa africana, numa altura em que só era possível resgatá-los com mercadorias produzidas no arquipélago.

leia mais

 

As Nossas Sugestões

Caminhadas

Descoberta da ilha de Santo Antão.

Excursão para descobrir os principais atractivos da ilha, através da famosa estrada da Corda. Paassamos por Água das Caldeiras, Ribeira Grande, Ponta de Sol e, claro, Paúl. Um fabuloso contraste entre a aridez do lado sul da ...

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this