Boa Vista (também escrito Boavista) é uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde. De todas as 10 ilhas do arquipélago, é a situada mais a leste, distando apenas 455 km da costa africana. Sua superfície de 620 km² a torna a terceira maior ilha do país, depois de Santiago e Santo Antão. Tem cerca de 31 km de norte a sul e 29 km de leste para oeste. A maior povoação da ilha é a vila de Sal Rei, com cerca de 2500 habitantes.
Foi a primeira das ilhas de Cabo Verde a ser avistada em maio de 1460 por António da Noli e Diogo Gomes, ao serviço do rei de Portugal D. Afonso V, cedo recebeu povoadores, ao que parece ainda no século XV, embora em número reduzido e focados para a criação de gado.
Embora a população da ilha se tenha mantido diminuta ao longo dos séculos, ao ponto de não ter ultrapassado os três milhares antes de meados do séc. XX, desenvolveu-se na Boa Vista uma cultura rica e inovadora, com destaque para a música, primeiro com o landum, e mais tarde, no século XVIII, com a morna, de resto gerada pelo landum.
A economia da Boa Vista baseou-se durante os primeiros séculos na criação de gado “largado” na natureza, com o incontornável complemento da pesca. A agricultura foi ganhando porém importância, embora confinada às terras irrigadas de leste (conhecidas por “norte”).
O sal, o carvão, o fabrico de tijolo e olaria, a conserva de atum e a urzela tintureira estiveram também na base de outros tantos ciclos económicos na ilha das dunas.
Tem as mais extensas praias de Cabo Verde e tem sido recentemente alvo do investidores turísticos, que construíram vários hotéis e infraestruturas turísticas. A Praia de Santa Mónica na Ilha da Boavista, com quase 10km de extensão, sendo a maior praia do arquipélago, proporciona-lhe a experiência de se sentir único(a) num praia isolada e deserta.
Há boas condições para mergulho, livre ou autónomo, nos diversos ilhéus que rodeiam a ilha.
Com o benefício do aeroporto internacional, a Boa Vista é uma das ilhas mais turísticas e fascinantes deste país, e merece largamente uma visita interessada e repetida.